É uma das maiores causa de consulta em consultórios de Lombalgia. Dificil encontrar uma adulto que nunca tenha sentido uma "dor nos quartos".
Essa dor nos quartos tem o nome de Lombalgia que é caracterizada por causar dor aguda ou crônica nas costas, especificamente na região lombar. Essa região é uma área importante da coluna vertebral, pois dá o apoio estrutural (suporta grande parte do peso corporal) e flexibilidade ao corpo humano.
Ela é constituída por cinco vértebras maiores e entre elas localizam-se os discos de fibrocartilagem, chamados de discos intervertebrais, que impedem que as vértebras se encostem e que também protegem a medula espinhal.
As dores da lombalgia se manifestam devido a vários fatores como a obesidade (excesso de peso), sedentarismo, postura corporal incorreta, levantamento de peso excessivo, traumatismo na região lombar e pode ser ocasionada por várias doenças tais como as doenças virais, doenças articulares degenerativas, pielonefrite, metástases tumorais, leucemia, anemia, inflamações pélvicas, artrose, osteoporose, espondilolistese, entre outras. Indivíduos na terceira idade possuem lombalgia com mais frequência, pois os discos intervertebrais tendem a diminuir de tamanho devido ao envelhecimento e consequentemente causar o esfregamento das vértebras, gerando as dores na região lombar. A lombalgia pode ser dividida em lombalgia aguda ou crônica de acordo com a intensidade e manifestação das dores na região lombar. A lombalgia aguda é caracterizada por causar dores de início súbito em um período de até três meses e geralmente utiliza-se como tratamento o repouso e o uso de medicamentos antiflamatórios (Paracetamol) e analgésicos simples (Dipirona).
Já a crônica as dores aparecem imprevisivelmente com períodos de melhora e piora, que podem durar mais de três meses.
Neste caso o tratamento requer acompanhamento médico (se necessário uso de anti inflamatórios e tratamento fisioterapêutico.
Na fisioterapia, o profissional procurará diagnosticar as causas, traçar medidas preventivas, curaticas e realizar o tratamento para melhora. Não deixar a lombalgia ser incapacitante, daquelas a ponto de deixar a pessoa não se levantar de tanta dor, é um dos principais objetivos da Fisioterapia.
Os vários recursos que o Fisioterapeuta dispõe pode ajudar o paciente não só com as dores mas com a capacidade funcional.
Não deixe de procurar um fisioterapeuta para uma consulta, para saber maneiras de prevenir essas dores, melhorando sua postura!
Espero que você tenha gostado do texto.
Se você quiser programas de Exercícios específicos, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .
Se você quiser entrar em contato, clique aqui. Segue a gente no Instagram.
Nenhum comentário