Uma das formas que se tem de melhorar a qualidade de vida do idoso diante das diversas alterações que ele tem ao envelhecer é introduzindo atividades físicas ao seu cotidiano. Com isso, afasta-se uma grande preocupação de quem cuida de iodos: as quedas domiciliares.
No Brasil cerca de 29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente. Dos que caem a cada ano, entre 5% a 10% tem como conseqüência lesões severas como fratura, traumatismo craniano e lacerações sérias, que reduzem sua mobilidade e independência. Cerca de 90% das fraturas de quadril são causadas por quedas.
A fisioterapia, sem ser a curativa, que age quando uma queda já ocorreu, que é a preventiva, ajuda esses pacientes consigam superar as constantes ameaças ao seu equilíbrio, melhorando suas capacidades funcionais e estipulando suas limitações. Além disso, a fisioterapia pode atuar sugerindo algumas alterações em seus lares para lhes conferirem maior segurança, para que não venham a sofrer uma queda.
O exercício físico na terceira idade pode trazer benefícios tanto físicos, como sociais e psicológicos contribuindo para um estilo de vida mais saudável dos indivíduos que a praticam. E a Fisioterapia pode introduzir essa nova rotina aos idosos e melhorando a sua qualidade de vida!
Espero que você tenha gostado do texto.
Se você quiser programas de Exercícios específicos, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .
Se você quiser entrar em contato, clique aqui. Segue a gente no Instagram.
Nenhum comentário